A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido. Marxwell Mattz
RSS

2/17/2010

JOÃO DE BARRO



Em nossas aulas de ciências, estudamos as diversas moradias dos animais. A casinha do João de Barro chamou muito a atenção dos alunos dos terceiros anos...Vamos conhecer um porquinho mais sobre o João de Barro?

Não há dificuldade de se reconhecer um ninho de João de Barro (furnarius rufus). Na vizinhança imediata, nas árvores que as rodeiam ou nos paus dos currais, encontra-se uma casinha deste deste amigo do homem. Até nos postes elétricos e telefônicos, como se quisesse colocar-se em contato com a sociedade, vê-se uma bola de barro, que mais parece um diminuto forno antigo de padeiros.

Não alcança o tamanho de um sabiá. É na cabeça e dorso, se não tirante ao roxo, de cor ferrugem acanelada e na parte inferior mais claro, tendo o peito quase branco. Na Argentina ele é conhecido como "HORNERO (forneiro devido ao formato do ninho, semelhante a um forno barro)". Na Bahia e Pernambuco é conhecido por "AMASSA-BARRO".


Tem esta ave um porte corajoso, nada tímido, chega-se com estranha confiança bem perto do homem, corre, pula e grita, como que dando risos e gargalhadas, como se soubesse que é bem vista e bem vinda.

O que todos mais admiram nele é vê-lo, ouvi-lo cantar com sua forte voz que pode-se comparar ao entoou do galo, batendo também como este as asas, imitando-lhe a toada que vai de alto a baixo, acompanhado quase sempre pela fêmea. Tem a mania de interromper as pessoas, que ao pé dele conversam e de cobrir com a sua estridente voz a humana, de sorte que não resta mais do que resignar-se ao silêncio até que emudeça.

Sua Moradia

O pássaro produz uma obra arquitetônica que é capaz de excitar admiração. Primeiro lançam ambos, macho e fêmea, os alicerces ou formam de barro da estrada, o soalho da casa, trazendo-o em glóbulos do tamanho de uma bala de espingarda, que com o bico e os pés estendem. Sobre este plano de 22 cms de comprimento, começando ao mesmo tempo por dois lados opostos, levantam as paredes da casa, que, quando em certa altura, deixam secar. Recomeçam a obra, dando as paredes já uma inclinação para dentro e, depois de mais uma interrupção, dão-lhe a última mão, fechando a começada abóbada e deixando a mencionada abertura oval. Dividem a casa por uma parede interior em dois compartimentos, servindo o anterior como a ante-sala, de onde se pode alcançar por outra abertura para a câmara reservada para a própria cama dos filhotes. Assim estão seguros contra a importunação de certas aves rapinas.




A cama era revestida de feno, de penas de galinha ou flores de algodão. O casal, como em tudo, são inseparáveis, também revezando o difícil trabalho de incubação dos ovos e da alimentação dos filhotes.

Podiam-se se chamar símbolo da vida doméstica e é por isso que os brasileiros gostam de vê-lo e ouvi-lo pela vizinhança.

Quando o João de barro e a Maria-de-barro assumem compromisso, é para todo o sempre. Eles vivem sempre em casais que nunca se separam. Quando morre o companheiro passam o resto da vida só.


Casa do João de Barro

"O João de Barro, pra ser feliz como eu

Certo dia resolveu, arranjar uma companheira

No vai-e-vem, com o barro da biquinha

Ele fez sua casinha, lá no galho da paineira (...)"

Música: João de Barro

Composição: Teddy Vieira / Muibo Cury
























11 comentários:

  1. Marlon Jabrazi, Biólogo e Educador Ambiental19 de fevereiro de 2010 às 21:46

    Legal pessoal, gostei muito de iniciativa das turmas e me ponho ao dispor de vocês para ajudar neste trabalho com os animais

    ResponderExcluir
  2. Que legal turminha!
    Parabéns, é muito bom conhecer os habitos dos animais

    ResponderExcluir
  3. PARABENS AO COLEGIO PELA INICIATIVA DO BLOG!
    E BOM ESSA INTERATIVIDADE!
    /PAI E MAE DO FELIPE DE ALEXANDRIA 3ºano ip.

    ResponderExcluir
  4. fico muito feliz com o trabalho de cada professora,dedicação,amor e respeito pela euducação infantil.
    beijos sucesso para todas juliana

    ResponderExcluir
  5. olá professora marcia,
    muito obrigada pelo o conselho para eu consseguir entrar no site do terceiro ano do colégio são paulo da cruz eu te adoro.
    beijos e abraços,
    maria eduarda.

    ResponderExcluir
  6. Professora Elen,
    Adorei as fotos. Este blog está muito legal mesmo! Podemos mostrar para a nossa família muita coisa legal que fazemos aí na escola. Obrigada pelo carinho, beijinhos da Fernanda Kelly - 3ºIS.

    ResponderExcluir
  7. Adorei o blog parabems Joaõ v e Gabriel

    ResponderExcluir
  8. ,querida professora kenia vc esta linda na foto do joao de barro




    ass clara bianca

    ResponderExcluir
  9. Kênia è`de+++++++++++++++++++++++++!!!

    ResponderExcluir
  10. Kenia vc e engraçada.

    ResponderExcluir
  11. Kenia vc e legal .

    ResponderExcluir